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A Associação EM CONTATO TAVIRA é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), que tem como objetivos principais: a promoção do envelhecimento ativo, o combate ao isolamento, à solidão e à exclusão social da população sénior; o incentivo à participação dos associados na vida da comunidade, contribuindo assim para o desenvolvimento comunitário e para o bem-estar da população; o apoio social às famílias; a promoção de uma ocupação saudável e ativa das crianças e jovens. Neste âmbito, dinamizam as seguintes respostas e atividades: Espaço Sénior; Núcleo de Animação Comunitária; sessões culturais que permitam valorizar e revitalizar tradições endógenas;Ações de sensibilização/informação, colóquios e conferências; Excursões, passeios culturais, visitas de estudo e outras atividades culturais e recreativas; Campanhas solidárias e outras, tendentes ao bem-estar social; Animação de localidades isoladas; e, ainda, Campos de Férias.

The EM CONTACTO TAVIRA Association is a Private Institution of Social Solidarity (IPSS), whose main objectives are: the promotion of active ageing, the fight against isolation, loneliness and social exclusion of the senior population; encouraging the participation of members in the life of the community, thus contributing to community development and the well-being of the population; social support for families; promoting healthy and active occupation for children and young people . In this context, the following responses and activities are promoted: Senior Space; Community Animation Center; cultural sessions that make it possible to enhance and revitalize endogenous traditions; awareness / information actions, colloquiums and conferences; Excursions, cultural tours, study visits and other cultural and recreational activities; Solidarity campaigns and others, aimed at social well-being; Animation of isolated locations; and also, Summer Camps.

Doutorada em Antropologia (2003). Professora Coordenadora da Universidade do Algarve, onde dirige o Departamento de Ciências Sociais e Educação da Escola de Educação e Comunicação e dois cursos de mestrado em educação. Investigadora do Instituto de Literatura e Estudos da Tradição – património, artes e cultura (IELT). Coordenou a edição dos eBooks: Envelhecer no Algarve (2018), Crianças em Risco (2017) e Envelhecimento Ativo e Educação (2014). É, ainda, autora dos livros Mulheres, Violência e Justiça no Algarve Oitocentos (2005 ) e A transformação da violência no século XIX (2001), entre outras dezenas de artigos dedicados a questões de envelhecimento, mulheres, justiça e educação.

PhD in Anthropology (2003). Coordinating Professor at the University of Algarve, where she heads the Department of Social Sciences and Education at the School of Education and Communication and two master’s courses in education. Researcher at the Instituto de Literatura e Estudos da Tradição – património, artes e cultura (IELT). She coordinated the following eBooks: Envelhecer no Algarve (2018), Crianças em Risco (2017) and Envelhecimento Ativo e Educação (2014). She is also the author of the books: Mulheres, Violência e Justiça no Algarve Oitocentos (2005 ) and A transformação da violência no século XIX (2001), among other dozens of articles dedicated to issues of ageing, women, justice and education.

Mestre em Ciências Económicas e Empresariais, pela Universidade do Algarve. Licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade do Algarve. Foi Diretor do Centro de Formação Profissional de Faro e, por inerência de funções, Diretor de três Centros Novas Oportunidades. Integrou a Comissão de Acompanhamento do Ninho de Empresas do Centro de Apoio à Criação de Empresas em Loulé. Foi Delegado Regional do Algarve do IEFP. Desde 2017, integra o executivo da Câmara Municipal de Faro, enquanto Vereador responsável pelos pelouros de Turismo, Recursos Humanos, Ação Social, Politicas Participativas e Sanidade animal.

Master in Economic and Business Sciences, from the University of Algarve. Degree in Business Management from the University of Algarve. He was Director of the Professional Training Center in Faro and, as a result of his duties, Director of three New Opportunities Centers. He was a member of the Corporate Nest Monitoring Committee of the Support Center for the Creation of Companies in Loulé. He was Regional Delegate for the Algarve of IEFP. Since 2017, he has been a member of the Faro City Council executive, as Councilor responsible for the areas of Tourism, Human Resources, Social Action, Participatory Policies and Animal Health.

Doutorada em Saúde e Qualidade de Vida na Universidade de Huelva e especialização no âmbito do envelhecimento. Docente da Universidade do Algarve, desde 2005, pertencendo ao Departamento de Ciências Sociais e da Educação e a Área Científica de Educação Social. Atualmente, é coordenadora do Curso de Educação Social (1.º Ciclo) e pertence à comissão coordenadora do Mestrado em Gerontologia Social e do Mestrado em Educação Especial: Domínios Cognitivo e Motor. Pertence ao Centro em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária da Universidade do Algarve. Autora de diversas publicações, entre as quais Teorias Leigas em Pessoas Idosas, Conhecer para Intervir – guia para educadores sociais e cuidadores (2017).

PhD in Health and Quality of Life, at the University of Huelva and specialisation in the field of ageing. Professor at the University of Algarve, since 2005, belonging to the Department of Social Sciences and Education and the Scientific Area of ​​Social Education. She is currently coordinator of the Social Education Course (1st Cycle) and belongs to the coordinating committee for the Master in Social Gerontology and the Master in Special Education: Cognitive and Motor Domains. She belongs to the Center for Adult Education and Community Intervention at the University of Algarve. Author of several publications, including Teorias Leigas em Pessoas Idosas, Conhecer para Intervir – guia para educadores sociais e cuidadores (2017).

Vice-presidente da FESET – European Association of Higher Education Institutions for SocioEducational Care Work. Doutorada em Pedagogia Social. Docente na Universidade de Ciências Aplicadas de Turku, Finlândia. Foi editora-fundadora da revista revisada por pares do European Journal of Social Education, entre 2006–2014. Coordenadora de vários projetos da UE no desenvolvimento profissional sócio-pedagógico e no ensino de educadores sociais. Especialista na investigação do papel dos educadores sociais em casas de acolhimento de crianças e jovens.

Vice-president of FESET – European Association of Higher Education Institutions for Socio-Educational Care Work. PhD in Social Pedagogy. Lecturer at the University of Applied Sciences in Turku, Finland. She was founding editor of the peer-reviewed journal of the European Journal of Social Education, between 2006–2014. Coordinator of several EU projects in socio-pedagogical professional development and in the teaching of social educators. Specialist in investigating the role of social educators in residential child care services.

Doutorado em Ciências da Educação. Professor Catedrático de Pedagogia Social na Universidade de Murcia. Coordenador da equipa de investigação Intervención Socioeducativa na Universidade de Murcia. Coordenador do Mestrado em Exclusión-Inclusión Social y Educativa: Políticas, Programas y Prácticas, da Faculdade de Educação na Universidade de Murcia. Foi Catedrático Interino de Filosofia Educação. Autor de diversos livros sobre a educação social, entre os quais El Educador Social (1991), La profesionalización de los educadores sociales (2003), Pedagogía Social. Pensar la educación Social como profesión (2006), Pedagogía Social y Educación Social (2007), Metáforas del educador (2011). A sua obra mais relevante são os volumes Profesiones, Profesionalismo, Profesionalización, publicados entre 2015 e 2016.

PhD in Educational Sciences. Full Professor of Social Pedagogy at the University of Murcia. Coordinator of the research team in Intervención Socioeducativa at the University of Murcia. Coordinator of the Master in Exclusion-Inclusion Social and Educational: Policies, Programs and Practices, Faculty of Education at the University of Murcia. He was Acting Professor of Philosophy Education. Author of several books on social education, including El Educador Social (1991), La profesionalización de los educadores sociales (2003), Pedagogía Social. Pensar la educación Social como profesión (2006), Pedagogía Social y Educación Social (2007), Metáforas del educador (2011). His most relevant work is the volumes Profesiones, Profesionalismo, Profesionalización, published between 2015 and 2016.

Mestre Recursos Humanos. Licenciado em Educação Social. Presidente-fundador da RUTIS (Rede de Universidade Seniores). Docente na Escola Superior de Educação de Santarém. Membro do Conselho Económico e Social.

Master Human Resources. Degree in Social Education. Founding President of RUTIS (Senior University Network). Professor at the School of Education of Santarém. Member of the Economic and Social Council.

Licenciada em Educação Social e Pós-graduada em Gestão e Coordenação de Formação. Mestranda em Educação e Formação de Adultos. Gestora de Formação, Formadora e e-tutora. Membro da direção da Associação Profissional dos Técnicos Superiores de Educação Social. Voluntária da APEFA (Associação Portuguesa Educação e Formação de Adultos). Membro Estudante/Vogal na Comissão de Avaliação Externa (CAE) da A3ES.

Graduated in Social Education and Post-graduated in Management and Training Coordination. Master’s student in Adult Education and Training. Training Manager, Trainer and e-tutor. Board Member of the Associação Profissional dos Técnicos Superiores de Educação Social. Volunteer at APEFA (Associação Portuguesa Educação e Formação de Adultos). Student Member / Member of the External Evaluation Committee (CAE) of A3ES.

Presidente da ANEP – Associazione Nazionale Educatori Profesionali. Educador social nos serviços de saúde e bem-estar social da região do Lácio. É conselheiro profissional e membro instrutor da Coordenação Nacional de Conselheiros Profissionais. Coordenador dos Centros de Serviços de Imigração da Província de Roma – Capitale Lavoro s.p.a., nomeadamente de duas unidades de residências familiares para adultos com deficiência no projeto residencial para deficientes do Município de Roma – Coop. Cospexa de Roma. Professor no Istituto Progetto Uomo e ingressou no FSE da Pontifícia Universidade Salesiana de Roma.

President of ANEP – Associazione Nazionale Educatori Profesionali. Social educator in health and social welfare services in the Lazio region. He is a professional advisor and instructor member of the National Coordination of Professional Advisers. Coordinator of the Immigration Service Centers of the Province of Rome – Capitale Lavoro s.p.a., namely two units of family homes for adults with disabilities in the residential project for the disabled in the Municipality of Rome – Coop. Rome cospexa. Professor at the Istituto Progetto Uomo and joined the ESF at the Pontifical Salesian University in Rome.

Doutorada em Educação pela Universidade do Minho. Pós-graduada em Direitos Humanos e Democratização pela Universidade de Coimbra (2000) e em Educação de Adultos e Desenvolvimento Comunitário pela Universidade de Sevilha (2003). Professora Adjunta da Universidade do Algarve. Coordenadora do Mestrado em Educação social (2.º Ciclo) da ESEC. Membro da Comissão Coordenadora do Mestrado em Educação Social e do Mestrado em Gerontologia Social da ESEC. Foi membro de direção da SPCE (Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação). Tem experiência docente em diversas áreas das Ciências Sociais e da Educação, com destaque para as Políticas Públicas de Educação e Governação Global, a Animação Socioeducativa de Adultos e Idosos e as Metodologias Qualitativas de Investigação. Autora de diversas publicações, entre as quais, Abrindo Caminhos para uma Educação Transformadora (2014), As Políticas Educativas para o Sector da Educação de Adultos em Portugal (2013), Subsídios Breves para o Debate de Princípios e Valores (2012).

PhD in Education from the University of Minho. Post-graduated in Human Rights and Democratization at the University of Coimbra (2000) and in Adult Education and Community Development at the University of Seville (2003). Adjunct Professor at the University of Algarve. Coordinator of the Master in Social Education (2nd Cycle) at ESEC. Member of the Coordinating Committee of the Master in Social Education and the Master in Social Gerontology at ESEC. She was a board member of SPCE (Portuguese Society of Educational Sciences). She has been teaching in several areas of Social Sciences and Education, with emphasis on Public Policies on Education and Global Governance, Adult and Elderly Socio-educational Animation and Qualitative Research Methodologies. Author of several publications, including Abrindo Caminhos para uma Educação Transformadora (2014), As Políticas Educativas para o Sector da Educação de Adultos em Portugal (2013), Subsídios Breves para o Debate de Princípios e Valores (2012).

Doutorada em Educação – especialização em educação e formação de adultos. Pós-graduada em Gestão e em Pedagogia Social. É, ainda, especialista em Gerontologia Social e Educativa. Investigadora do CEPESE, da Universidade do Porto, na área da Saúde e Bem-estar no Envelhecimento, e do InED (Investigação e Inovação em Educação), da Escola Superior de Educação do Porto, na área da Educação Social. Presidente da Associação dos Profissionais Técnicos Superiores de Educação Social. Docente no Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro. Coach na área do envelhecimento, recursos humanos, desenvolvimento pessoal e social. Autora do livro Técnicos Superiores de Educação Social. Necessidade e Pertinência de um Estatuto Profissional (2011), entre outros artigos científicos na área da Educação Social.

PhD in Education – specialisation in adult education and training. Post-graduated in Management and Social Pedagogy. She is also a specialist in Social and Educational Gerontology. Researcher at CEPESE, University of Porto, in the area of ​​Health and Well-being in Ageing, and InED (Research and Innovation in Education), at the Higher School of Education in Porto, in the area of ​​Social Education. President of the Associação dos Profissionais Técnicos Superiores de Educação Social. Professor at the Higher Institute of Educational Sciences of Douro. Coach in the area of ​​ageing, human resources, personal and social development. Author of the book Técnicos Superiores de Educação Social. Necessidade e Pertinência de um Estatuto Profissional (2011), among other scientific articles in the area of ​​Social Education.

A União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Algarve tem base geográfica regional, estendendo o seu âmbito a todo o Distrito de Faro. Criada em Julho de 2003, dedica-se à expressão organizada da cooperação entre as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) sediadas no Algarve, visando proteger o quadro de valores éticos e filosóficos que lhes é comum. Neste sentido, procura desenvolver uma estrutura sólida e de confiança com as IPSS, designadamente:

  • Defender a identidade das IPSS, particularmente no que concerne à sua preferencial acção junto das pessoas, famílias e grupos mais carenciados, fomentando o exercício da cidadania.
  • Acautelar a respectiva autonomia, mais propriamente ao nível da livre escolha da organização interna e áreas de ação.
  • Desenvolver e alargar a base de apoio da solidariedade sobretudo no que respeita à sensibilização para o voluntariado e à mobilização das comunidades para a causa da ação social.
  • Ter isenção Partidária.

The Regional Union of Private Social Solidarity Institutions in the Algarve has a regional geographic base, extending its scope to the entire District of Faro. Created in July 2003, it is dedicated to the organized expression of cooperation between Private Social Solidarity Institutions (IPSS) based in the Algarve, aiming to protect the framework of ethical and philosophical values ​​that are common to them. In this sense, it seeks to develop a solid and trustworthy structure with the IPSS, namely: – Defend the identity of the IPSS, particularly with regard to their preferential action with the most deprived people, families and groups, encouraging the exercise of citizenship. – Take care of the respective autonomy, more specifically in terms of the free choice of internal organization and areas of action. – Develop and broaden the support base for solidarity, especially with regard to raising awareness of volunteering and mobilizing communities for the cause of social action. – Have Party exemption.